luto

Morreu o oficial de justiça Jânio Luiz Dall'Asta

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Fotos: arquivo pessoal

O oficial de justiça Jânio Luiz Dall'Asta, filho de Letícia Casarin Dall'Asta, falecida, e Domingos Dall'Asta, nasceu em Silveira Martins. Ele teve oito irmãos, João Antônio, Paulo, Flávio, Lenir, Ilse, Claudete, Vera e Juliano. 

Aos 16 anos, Jânio saiu de casa, em Val Veronês, interior de Silveira Martins, para estudar no Seminário Rainha dos Apóstolos, em  Vale Vêneto, e, depois, no Colégio Máximo Palotino, em Santa Maria, onde foi seminarista e cursou Filosofia e Teologia, conforme o irmão Juliano. Ao desistir da ordenação sacerdotal, em 1984, Jânio se mudou para Cruz Alta, a fim de cursar Direito na Universidade de Cruz Alta (Unicruz), onde se formou, em 1993. 

Em 1987, admitido em concurso público, o oficial de justiça adentrou o quadro de servidores da justiça estadual, profissão que exerceu até se aposentar.

style="width: 100%;" data-filename="retriever">

Jânio foi casado com Maria Cecília Bastiani Dall'Asta, falecida. Em segunda núpcias há 29 anos, ele era casado com a bancária aposentada Suzana da Silveira, 57. Ele teve três filhos, a médica -veterinária Luiza, 32 anos, o técnico em enfermagem Augusto, 30, e o advogado Otávio, 27. 

Apaixonado pela natureza e por plantas, ele cuidava da horta doméstica em Cruz Alta. Suzana conta também que ele exercia apicultura, um dos passatempos que mais gostava. 

- Sempre vou lembrar dele como um marido carinhoso e dedicado, pai amoroso e filho cuidadoso com o pai - emociona-se Suzana. 

Mesmo em cidades diferentes, os irmãos mantinham a convivência. Juliano lembra que a família se reunia para churrascos e confraternizações, ao menos, uma vez por mês. Para eles, era uma alegria passar o tempo juntos: 

- Com a simplicidade, humildade, segurança e tranquilidade que transmitia a quem convivia, Jânio era querido por todos. 

Para Juliano, o irmão e compadre deixa boas recordações. De acordo com ele, os principais legados do irmão são generosidade e solidariedade: 

- Prestativo, ele buscava o melhor para os demais. Mesmo em meio à luta contra um câncer, Jânio era otimista e fazia de tudo para diminuir o sofrimento de quem o amava e sofria por ele.

Jânio Luiz Dall'Asta morreu, em 20 de maio, devido a complicações de um câncer. Ele foi sepultado, no mesmo dia, no Cemitério Parque Jardim do Sossego, em Cruz Alta.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Morreu a são-pedrense Diomira Urbanetto Corrêa

Falecimentos Santa Maria e Região Próximo

Falecimentos Santa Maria e Região